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CHEGOU A BMW R 1200 GS ADVENTURE

Enviado por on 28 de Abril de 2014 – 0:012 Comentários

BMW-GS1200_MCJ_6472No final da semana passada marca bávara reuniu a mídia especializada do Brasil  para apresentar a nova R 1200 GS Adventure. Visto pela primeira vez em novembro do ano passado, no Salão de Milão, o modelo já pode ser encontrado nas concessionárias nacionais por R$ 87.900, em versão única, a mais completa.

A base da Adventure é a mais recente versão da R 1200 GS. A mudança mais visível em relação à esta é o imenso tanque de 30 litros, 10 a mais que na versão normal. As suspensões também ganharam mais curso para aumentar a distância em relação ao solo, o que ajuda a vencer obstáculos no off-road. Ganhou cerca de 5 cm a mais de comprimeto e 3 cm de largura. O peso cheio é de 260 kg, um ganho de 22 kg em relação à sua irmã de tanque menor. O motor boxer de 1.170 cm3 recebeu um virabrequim mais pesado para entregar mais torque em baixas rotações, mas o valor máximo continua igual, com 12,7 kgf.m a 6.500 rpm. A potência final também está inalterada, com empolgantes 125 cv a 7.750. Ela sai de fábrica com cinco modos de condução: Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro. Os primeiros três são destinados ao uso no asfalto enquanto os dois últimos são para encarar a terra. Eles alteram diversos ajustes da moto como controle de tração, ABS e entrega da potência, tudo para se adequar melhor às condições presentes.

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Durante o evento, tivemos a oportunidade de andar um pouco com a moto. O tamanho físico impressiona no primeiro contato, mas uma vez montado e em movimento ela fica muito leve e fácil de conduzir. A primeira parte foi em uma pista asfaltada, com ótimas curvas de variados tipos. Pudemos dar duas voltas em cada modo de condução de asfalto e foi possível notar algumas diferenças da atuação dos sitemas eletrônicos, principalmente passando do Rain para os outros dois. A entrega de potência fica mais arisca e o controle de tração menos atuante. Os freios são muito bons em qualquer modo, possibilitando o controle com apenas um dedo no manete. Outra coisa marcante no primeiro contato foi a facilidade de inclinacão. Levendo em consideração o tamanho e a proposta, foi muito fácil e natural deitar até raspar as pedaleiras no solo.

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Na segunda parte do test-ride, fomos levados para uma pequena trilha off-road em volta da pista asfaltada. Mais uma vez, o modelo deixou boas impressões. Pareceu mais leve do que realmente é e reagiu como uma moto menor. O modo selecionado foi o Enduro, pois o Enduro Pro é aconselhável apenas quando se trocam os pneus por algo mais adequado para a terra, o que não foi o caso no dia. Rodamos com um par de Michelin Anakee 3 Adventure Touring, os pneus de série do modelo, que se mostraram competentes nos dois tipos de uso. O controle de tração em modo menos atuante deixa a roda traseira destracionar um pouco, o suficiente para você sair de uma encrenca, mas ajuda a retomar o controle caso a situação se complique muito. O ABS ficou desligado para este trecho e foi necessário dosar os freios com muita cautela, pois as rodas travam com bastante facilidade.

Confira na edição 231 um teste comparativo completo entre R 1200 GS Adventure e a Suzuki V-Strom 1000

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  • Tabajara – São Carlos – SP

    A BMW segue evoluindo, e deixando a nós cheios de sonhos.

  • Rocão

    Ô moto feia, cheia de garranchos, excesso de ângulos e farol caolho. E os protetores parecem feitos no serralheiro da esquina. O preço, acho que não vale, desproporcional ao cobrado lá fora. Dá para levar para casa uma BMW GS 800 e uma Honda CB 1000 R ABS. Tem lógica?