Novidades

Testes

Competição

História

Apresentação

Home » Novidades

DUCATI APRESENTA O TESTASTRETTA DVT

Enviado por on 28 de Outubro de 2014 – 12:53Comente
 

DUCATI-TESTASTRETTA-DVT

A fabrica de Bologna, na Itália, divulgou um novo motor, o Testastretta DVT (Desmodromic Variable Timing). Sendo um L2 de 1198 cc, é quase certo que ele equipará a nova Multistrada 1200 2015, aguardada para uma apresentação oficial durante o EICMA, o salão de Milão. A maior novidade é o comando de válvulas variável, algo já conhecido no mundo automotivo, mas ainda um tanto inusitado em motocicletas. Resumidamente, o DVT altera o tempo de abertura das válvulas, tanto de emissão quanto de admissão, para obter melhor rendimento em toda a faixa de rotação. Ou seja, o motor consegue fornecer performance excitante em altas rotações sem ficar chocho em baixas.

Segundo a fabricante, ele apresentará um funcionamento mais liso, com entrega de potência mais progressiva e menor consumo de combustível. Junto às alterações, a potência saltou de 150 cv para 160 cv, a  9.500 rpm, e o torque subiu mais de um kgf.m, totalizando 13,8 kgf.m a 7.500 rpm. As emissões também foram reduzidas, o novo motor cumpre as normas do EURO 4.

Abaixo segue um vídeo explicando o funcionamento do DVT com mais detalhes.

Apesar da Ducati afirmar que esta é a primeira moto com comando de válvulas variável, a Honda já produz uma moto com tecnologia semelhante desde 2002, a VFR 800. Ela possui um V4 de 782 cc com o sistema VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control), que desativa duas válvulas de cada cilíndro em baixas rotações.

Foto e vídeos: Ducati

LEIA TAMBÉM: