Novidades

Testes

Competição

História

Apresentação

Home » Apresentação, Novidades

FREIOS COMBINADOS CHEGAM À YAMAHA FACTOR 150

Enviado por on 24 de Maio de 2017 – 12:18Comente
 

Screen Shot 2017-05-24 at 10.47.16 AM

Era apenas uma questão de tempo. Agora os freios combinados da Yamaha, batizados de UBS (Unified Brake System), chegaram ao seu modelo mais básico da marca, a Factor. Porém, o equipamento está reservado apenas à Factor 150 ED que, na versão 2018 (com UBS), custará R$ 8.890.

Screen Shot 2017-05-24 at 10.50.50 AM

Para aqueles que nunca ouviram falar, freios combinados são aqueles que, em geral, acionam um pouco do dianteiro (até 30%) mesmo quando apenas o traseiro for pressionado pelo piloto. Em motos mais caras, o mesmo pode ser aplicado do dianteiro para o traseiro e a transferência de força varia de acordo com as condições. Todavia, estamos falando de um modelo simples, exatamente como o primeiro descrito, que utiliza o mesmo mecanismo encontrado na Fazer 150 UBS lançada no ano passado.

Screen Shot 2017-05-24 at 10.50.30 AM

Acima, o mecanismo que atua no freio dianteiro, logo abaixo do manete, e está ligado ao traseiro. Fora a frenagem combinada, nada mais mudou, a não ser o “UBS” estampado no para-lama dianteiro.

A adoção de freios combinados é uma alternativa à formação inadequada de condutores de motocicletas. Infelizmente, muitas de nossas moto escolas ainda ensinam a usar primordialmente o freio traseiro em quase qualquer condição e nunca levam seus alunos para fora de um circuito onde não se ultrapassa os 40 km/h. A frenagem mais segura implica em passar cerca de 70% da frenagem para a roda dianteira e apenas 30% ou menos para a traseira, coisa que muitos motociclistas ainda não fazem, infelizmente. A boa notícia neste quesito é que uma nova regulamentação para o processo de habilitação de motos está em análise e, com sua aprovação, cremos que teríamos motociclistas melhor formados, algo que seria essencial para reduzir o número de acidentes.

Imagens: Yamaha

LEIA TAMBÉM: