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HONDA NC 750X: CONCEITO RENOVADO

Enviado por on 29 de Julho de 2016 – 19:274 Comentários
 

mka_019bPapo cabeça nem sempre encontra ouvidos. De certa forma isso explica a razão de a Honda NC, lançada aqui no Brasil em meados de 2012, não ter alcançado o sucesso que em outras partes do mundo conseguiu. Ela foi a motocicleta mais vendida da Honda na Europa em 2015 revelando com isso que seu conceito peculiar (NC está para New Concept…) foi bem recebido e entendido. Os europeus pagam felizes algo como 7.500 euros (30,5 mil reais) por uma moto de 750cc que em vez de potência prioriza economia de combustível, que no lugar de um visual elaborado oferece certa singularidade e que traz elementos “scooterísticos”, como por exemplo o compartimento capaz de abrigar um capacete dos grandes no lugar onde normalmente está o tanque de combustível. Lançada com motor de 700 cc, a NC vendeu, da metade de 2012 até o final de 2014, pouco mais de 5 mil exemplares no Brasil. No começo de 2015 o motor cresceu aos atuais 750 cc e nesta configuração atraiu mais 1.746 compradores. Oferecida em duas versões, com ou sem freios ABS, a NC seja 700X ou 750X vendeu à razão de quase duas NC sem ABS para uma com ABS.

mka_024bNas rodinhas de motociclistas, uma fama estranha se disseminou: a de que seu motor era sem graça pois “cortava” cedo demais. Resumo, o “papo cabeça” da Honda não foi bem captado pelo consumidor nacional que em vez de vê-la como ela é, um novo conceito, ainda a vê como uma 750, número que para boa parcela deve vir sempre associado a um desempenho de arrepiar, coisa que os 54,5 cv de potência máxima declarada definitivamente não oferecerão. No final a culpa é da pr´pria Honda que em 1969 (!!!) lançou a CB 750 Four que dispunha de motor quatro cilindros em linha, 69 cv de potência e um lancinante urro de escape que seduziu e seduz gerações e mais gerações. Já a NC 750X em vez de acelerações brutais e urro arrebatador de escape bate na tecla da economia e praticidade. Tem quem goste, mais na racional Europa, menos no emocional Brasil.

mka_171bAS MUDANÇAS – Manter igual o que deu certo, melhorar o que era necessário. Sob este princípio atuaram os técnicos da Honda que não dedicaram nem um minuto sequer a um item fundamental de qualquer motocicleta: o motor. Depois da anabolizada de um ano atrás, que elevou a capacidade cúbica de 700 para 750 cm3, o motor da NC chegou ao seu estado de graça e por isso nesta nova versão ele está absolutamente igual ao da versão anterior. Mesma coisa pode ser dita em relação ao chassi tubular de aço, 100% idêntico ao das NC precedentes. Daí para a frente, novidades começam a pular na cara de um observador mais atento.

mka_121As rodas não mudaram mas seus “sapatos”, sim. Os Bridgestone ou Pirelli das NC anteriores deram lugar aos Dunlop cujo desenho da banda de rodagem é, de acordo com o pessoal da Honda, mais adequado a um uso misto, leia-se estrada de terra bem suave. Outra novidade da ciclística é a suspensão dianteira recalibrada e de geração mais moderna (sempre Showa, batizada de SDBV – Showa Dual Bending Valve) que promete respostas mais suaves e progressivas de funcionamento. No conjunto mola-amortecedor traseiro, sempre ancorado ao sistema Pro-link, o ajuste da pressão da mola ficou facilitado através de um novo sistema de regulagem. Detalhezinho simples mas importante são também os bicos de ar dos pneus, em “L”, que facilitarão a verificação da pressão.

mka_101Passeando o olhar sobre as partes plásticas salta à vista a nova bolha para-brisa, mais alta e com recortes destinados a melhorar a penetração aerodinâmica e evitar turbulências. Outra mudança boa é a da face superior do que seria o tanque, na verdade o porta-capacete, que agora tem uma elaborada cobertura que dá ao componente uma aparência sólida e ótima. Mesma coisa pode ser dita sobre a lanterna traseira, agora iluminada por led, que deixou aquele posicionamento “pendurado”e integra a rabeta, deixando suporte de placa e piscas isolados. Na dianteira o grupo ótico – também iluminado por led – tem um novo desenho assim como as laterais da carenagem receberam uma espécie de capa de ótimo efeito estético. A NC 750X sem dúvida está mais bonita!

mka_157O banco, dividido em dois, não tem mudanças na conformação sendo a porção dedicada ao garupa escamoteável, que dá acesso ao bocal do tanque de combustível. Já o painel é todo novo, com o visual em “negativo”, com as informações surgindo em um fundo preto. Boa parte da graça deste painel é a possibilidade que ele oferece em termos de personalização, dando ao usuário a chance de escolher cores diferentes para as luzes do contagiro e outras informações. Detalhe importante é a nova ponteira de escapamento, diferente não apenas no formato como também na sonoridade. Em vez do tubão circular cromado, a atual NC 750X traz uma ponteira com formas elaboradas, mais aderente ao corpo da motocicleta e de efeito visual muito mais atraente. O ronco do motor, por conta desta nova ponteira, também ficou mais interessante, grave e encorpado.

AAA_4365ANDANDO NA NOVIDADE – Para apresentar a nova NC 750X à imprensa especializada a Honda organizou um interessante roteiro na região do Vale do Paraíba, na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Da histórica cidadezinha de São Luís do Paraitinga, a “expedição” desceu pela tortuosa serra do mar usando a rodovia Oswaldo Cruz rumo a Ubatuba e de lá, seguiu até a também histórica Parati. A volta, montanha acima, se deu pela recém-pavimentada estrada Parati-Cunha. Na sequência, volta São Luis do Paraitinga passando por Lagoinha. Roteiro de mais de 250 km, excelente para avaliar uma motocicleta em função do extenso cardápio de curvas. Montado na NC 750X nova safra, nenhuma sensacão diferente. Nossa conhecida de muitos quilômetros nada mudou em termos de ergonomia. O que se repara é que, sim, o para-brisa cresceu e o painel está mais moderno. Nos comandos, nada de novo e ao apertar o botão de partida o novo som da ponteira agrada.

AAA_4619O bicilindro paralelo inclinado 62º à frente sobe de giro de maneira regular, pulsando de maneira característica já que o virabrequim tem os moentes defasados a 270º, solução esta que favorece não apenas uma melhor transmissão da potência ao solo como a sensação, semelhante à oferecida por um bicilindro em V. A faixa vermelha está situada a relativamente baixos 6.250 rpm onde a potência máxima de 54,5 cv aparece. O torque máximo de 6,94 kgf.m está a 4.750 rpm e aí é que a NC 750X necessita de atenção por parte de seu condutor. Como se vê, os regimes de potência e torque máximo estão separadosnpor meros 1.500 rpm o que determina uma tocada diferente. Na NC o certo é explorar as rotações baixas e médias, passar marcha o quanto antes e deixar a moto solta. Insistir na faixa alta do contagiros é contraproducente pois o projeto deste motor – uma espécie de fatia do quatro em linha que equipa o Honda Fit – prioriza economia de combustível e o uso em “souplesse”, aproveitando a força em baixa e não em alta. 2D8A7539

Uma vez que o cérebro do condutor aceita este reset, a vida passa a ser uma lua de mel com a NC. Ágil, precisa, bem equilibrada, dona de uma frenagem segura e potente assim como adequada a pilotos pouco exeprientes pois jamais assusta com reações estranhas seja do motor ou da ciclística. Em relação às NC 700X ou NC 750X anteriores, a novidade é um claro progresso. Ganhou um polimento, um esmero técnico muito positivo.Com preço sugerido de R$ 36.500 (base SP, sem frete nem seguro) e apenas na versão com ABS, a NC 750X pode vir prata ou preta. É cara? É. E o que não o é, hoje?

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  • Derli Campos

    Que ótimo review

  • Vicente Bianchini

    Eu ja tinha falado q essa moto era tiro no pe, fazem uns anos atras. Para comparacao, nos EUA (onde moro) ela custava US 7,500 (sem contar os descontos, ja q era uma moto q nao vendia, voce pode pegar uma ponta de estoque por uns 6), e nunca vendeu muito. Por que? E uma moto para pessoas q nao buscam adrenalina, buscam transporte. Se vc busca transporte, porque comprar uma 700 (a inicial) de menos de 50 cv NO MOTOR a 7,500? Compra logo uma 300/ 250 ja q o desempenho nao vai ser muito diferente, e o preco menor. Eh uma moto tambem bem pesada, coisa q uma moto menor com certeza nao eh. Tiro no pe indeed

    • J.Eduardo Mammana

      Quanta bobagem voce falou…. 🙁

  • Maicon Finger

    Poise essa Honda aí não me pega mais! Tenho essa NC 750, até peguei essa porque eu não tinha experiência com moto grande…, Então pensei vou numa mais mansinha. Até que a moto é boa de andar, sobe qualquer moro em 5 marcha e sem passar sufoco, troca o óleo a cada 12 mil…., Tem algumas coisinha boas, mas TAMBM os defeitos não aceitam ouvir, em qualquer site que vc colocar o defeito dessa moto, como excesso de plástico ….., E outros, logo dão um jeito de tirar seu post do ar! …, Pelo preço dela hj existem coisas bm melhores no mercado. Mas uma coisa é certa o motor engana, parece fraquinho pela cavalaria que tem, mas cavalaria tá ligada a rpm, é esse motor não é 750 cc por nada, o torque é forte a baixo giro, quem tá acostumado a motos de alta potência como meu primeiro…, Acho que e bobagem e conseguiu trepar o meio fio com ela, só falto entorta a roda…..,mas em fim, acho hj eu já iria em outro modelo de moto.