Novidades

Testes

Competição

História

Apresentação

Home » Novidades

MOTO FALANTE

Enviado por on 26 de Fevereiro de 2015 – 11:41Comente

Você já teve vontade de conversar com sua moto? Hoje em dia isto já é possível!

A Intel, fabricante de componentes para computares, desenvolveu um sistema que consegue captar todas as informações da motocicleta e enviá-las para um smartphone via Bluetooth. As informações são então lidas por um aplicativo e enviadas para os fones de ouvido do capacete. O condutor pode perguntar o que quiser sobre a moto através do microfone embutido no capacete e o aplicativo então responderá com base nos dados obtidos pelo sistema. É possível, por exemplo, pedir uma rota, que será calculada pelo GPS do smartphone e ditada passo a passo para o condutor, mas se não houver gasolina o suficiente o programa irá direcioná-lo primariamente a um posto de combustível.

No vídeo acima, o condutor pergunta “qual é o meu status?” e o sistema então responde “moto ok para rodar, pressão dos pneus ok, nível de óleo ok, bateria ok, motor ok, moto está no modo Sport”. Em seguida, enquanto está passando pelo estacionamento, pede direções para o escritório de tecnologia da BMW e o sistema responde “não há gasolina o suficiente, redirecionando para o posto mais próximo”.

Segundo a Intel, o sistema poderia ainda alertar para a presença de veículos no ponto cego, aumentando a segurança. Para isto, seria necessário apenas integrar sensores de presença ao sistema.

Por enquanto o produto ainda está em fase de desenvolvimento e funciona apenas na BMW R 1200 GS. Ainda não se sabe se ele será comercializado, mas o sistema custaria menos de mil dólares, sem incluir o smartphone nem o capacete com um comunicador.

 

Vídeo: Intel

LEIA TAMBÉM: