Novidades

Testes

Competição

História

Apresentação

Home » Competição

MOTO GP: NOVAS REGRAS

Enviado por on 20 de Março de 2014 – 11:101 Comentário

motogp_lg40397_originalFoi aprovado no dia 18 de março um novo conjunto de regras para o Mundial de Motovelocidade. As decisões foram tomadas em uma reunião digital envolvendo membros do Dorna, FIM, IRTA, MSMA.

Para as temporadas 2014 e 2015, a comissão decidiu que as equipes da categoria Factory que não tiveram vitórias em pista seca na temporada 2013 ou estiverem recomeçando terão as mesmas vantagens concedidas às equipes da categoria Open, ou seja, tanque de 24 litros ao invés de 22, pneus de composto mais macio, 12 motores por temporada em vez de 9 e testes ilimitados. Além disso, elas também poderão utilizar software próprio. No momento, apenas a Ducati  receberá tais concessões, mas, caso a Suzuki entre em 2015, ela também será beneficiada. Existe, no entanto, um porém; se as equipes beneficiadas começarem a ganhar, elas perderão as vantagens gradativamente. Se uma delas conquistar uma vitória, duas segundas colocações, ou três terceiras, perderá o direito aos 24 litros de combustível e terá apenas 22. Se ela obtiver três vitórias no seco, perderá o direito aos pneus de composto mais macio. As concessões perdidas permancerão até o final da temporada de 2015.

Outra novidade anunciada foi para um futuro um pouco mais distante. Na temporada 2016 não haverá mais distinção entre equipes Factory e Open e todas terão que seguir as mesmas regras. Elas poderão utilizar tanque de 24 litros e 12 motores por temporada. O software será obrigatoriamente o mesmo para todas as equipes. Ele ficará exposto em um site de acesso exclusivo das equipes onde todos poderão monitorar seu desenvolvimento e dar sugestões.

A temporada 2014 começa no dia 23 de Março, próximo domingo,  GP do Qatar..

LEIA TAMBÉM:

  • Tabajara – São Carlos – SP

    Essa FIM tem que melhorar e muito essas regras.
    Um protótipo é um protótipo, tem acabar com essa CRT que é uma vergonha. Regras firmes que deixem a categoria como sempre foi, TOP.