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YAMAHA LANÇA NOVA R1 DE 200 CV

Enviado por on 5 de Novembro de 2014 – 16:581 Comentário

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A marca dos diapasões revelou uma YZF-R1 totalmente renovada durante o EICMA, o Salão de Milão. A potência subiu para 200 cv e o peso foi reduzido para 199 kg em ordem de marcha, um ganho de 18 cv e perda de 7 kg em relação ao modelo anterior. A eletrônica também foi toda atualizada e o modelo foi dividido em duas versões, R1, a de base, e a R1M, que recebe alguns equipamentos mais refinados. O valor definido para os EUA é de U$ 16.490 para a R1 e U$ 21.990 para a R1M, com início de vendas em Fevereiro de 2015.

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O motor é um novo tetracilíndro de 998 cc com virabrequim do tipo crossplane, chamado de CP4. Ganhou também rodas e subquadro de magnésio, tanque de alumínio e escapamento de titânio. As suspesões são da KYB e completamente reguláveis na R1 enquanto a R1M vem equipada com Ohlins Electronic Racing Suspension (ERS), um avançado conjunto de suspensões eletronicamente controladas.

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Mas talvez o mais interessante seja a eletrônica embarcada. Um sensor 6-axis, similar ao encontrado em smartphones, que detecta inclinação para qualquer direção, ajuda a manter a máquina sob controle. A moto entende quando está fazendo curvas, empinando, acelerando, freando, saindo do controle… e faz os sistemas agirem da melhor forma possível. E são muitos sistemas neste caso:

PWR (Power Delivery Mode) – Similar ao D-mode encontrado na MT-09, ele permite selecionar a agressividade da entrega de potência

TCS (Variable Traction Control System)- Controle de tração que detecta inclinação também, possui 9 níveis de regulagem.

SCS (Slide Control System) – Este limita o quanto a moto pode escorregar. Se uma escorregada for detectada com a moto inclinada, ele limitará a potência do motor para evitar o tombo. Tem tries níveis de atuação e pode ser desligado.

LIF (Lift Control System) – Controla as empinadas, possui três níveis de ajuste e também pode ser desligado

LCS  (Launch Control System) – Engate a primeira, abra o acelerador ao máximo, solte a embreagem sem nenhuma consciência e deixe a moto te levar à aceleração máxima. Ajustável em dois níveis e pode ser desligado

QSS (Quick Shift System) – Permite subir as marchas sem usar a embreagem nem soltar o acelerador.

ABS com UBS (Unified Braking System) – ABS de competição, com sensor de inclinação e frenagem combinada.

Bem, tem bastante coisa para ajudar o piloto a levar a moto ao limite sem se meter em encrencas.

R1M 1

A R1M recebe, além das suspensões eletrônicas, algumas peças em carbono e um CCU (Communication Control Unit), aparato que possibilita baixar informações obtidas com um GPS integrado, como os dados de uma volta em pista fechada, por exemplo, além de permitir alterar as configurações da moto através de um aparelho com conexão wi-fi.

Esperamos poder andar nessas máquinas antes de 2016, mas ainda não temos informações sobre o lançamento nacional das novas R1 e R1M.

Imagens: Divulgação

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